Olá Meninas,
Apresento a vocês uma amostra das tradicionais bonequinhas de pano nordestinas.
Você já teve uma dessas!? Recordo que na infância ganhei uma de vovô Romualdo. Não era meu avô, mas era um senhor idoso, nosso vizinho e eu o chamava assim. Lembro que trouxe para mim uma dessas bonecas de pano numa de suas viagens a Paraíba. Era grande. Feita com tecidos coloridos. Brinquei muito com ela, mas não lembro o que aconteceu com a mesma. E estes dias encontrei uma família de bonequinhas de pano na casa da minha cunhada. Como não fotografar!? É arte. E nessa arte existe um sentimento, um cuidado, um carinho e a energia de quem está fazendo a peça. Sou uma pessoa que valoriza muito o trabalho artesanal. Entre linhas, enfeites, retalhos está o trabalho de uma artesã que produz essas "menininhas".
"A boneca era de pano
Cabelos de lã e linhas
Boca vermelha rasgada
No nariz uma costurinha
Na orelha enfeitada
Brinco pingente que tinha".
Suze Chagas
Desejo uma semana feliz e proveitosa
Beijos nordestinos, rsrs
Bel
Amiga Bel,
ResponderExcluirQue lindas bonecas de pano! Parabéns!
Ficaram lindas, não dá nem pra escolher.
"Você já teve uma dessas!?" - perguntou.
SIM! E foi exatamente em 2007 quando visitei Maceió/AL.
Em um dos passeios que fizemos num lugar muito bonito chamado Dunas do Marapé, havia uma pequena vila de pescadores, lugar do qual já comentei em MEUS TEXTOS.
Pouco antes de pegar a estrada, comprei uma peneira com enfeites de conchas e no meio da peça havia uma bonequinha de pano da qual tenho até hoje.
Qualquer dia posto a danadinha.
Também desejo-lhe uma feliz semana!
Bjksss nordestinas
Amável Nadja, então você gostou das bonequinhas. Que bom. Já vi também mandala feita com essas bonequinhas também. Ah, fiz a teia de crochê, mas ainda não coloquei no aro. E quanto ao "Bataclã" , ainda existe sim e é muito bonito. Um dia vamos lá. Rsrs.
ExcluirBeijos,
Bel
ResponderExcluirMinha querida Bel!!!
Muito obrigada pela visita ao meu blog, e muito obrigada pelo elogio.
Eu vim agradecer e encontrei essas maravilhosas bonequinhas, que me lembraram muito de minha avó. Ela me ensinou a fazê-las quando eu era criança. Como boa sergipana, minha avó me ensinou muito de tudo o que eu sei.
Suas bonequinhas estão lindas!
Beijos
Jussara
Amiga, que bom receber a sua visita e ler seu comentário. Mas você é uma artista no patchwork. Então as bonequinhas nos remetem a nossa infância. Que saudade, não é amiga!?
ExcluirBeijos,
Bel
Olá Bel,
ResponderExcluirtem razão, é arte! Arte de pessoas que a fazem com o que teem em casa para as menininhas brincarem de casinha! Eu não tive porque aqui as condições de consumo eram melhores mas, conheci muitas delas na cidadezinha onde minha mãe nasceu e onde morava a minha avó. Vi bonequinhas com o corpo feito de sabugo, eram umas graças como estas que você postou! Nossa, esta postagem levou-me pra bem longe no tempo...
Beijão flor,
Lu
Lu, é disso que gosto também, fazer as pessoas recordarem, viajar no tempo. E as bonequinhas remeteram você ao passado. Foi parecido com o que sentir ao vê-las.As bonequinhas da roça também. Rsrs.
ExcluirEstou com saudade das suas postagens viu.
Beijos
Bel